O Beijo
Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava. Marcos 10:16
O toque dá uma mensagem mais forte do que aquela transmitida pelas palavras. Nada pode expressar mais carinho do que um cálido abraço. Um aperto de mãos faz com que a pessoa se sinta aceita. Um tapinha nas costas transmite ânimo. Um toque na face diz: “Eu te amo!”
“O tato é o mais importante, e contudo o mais negligenciado de nossos sentidos”, diz a conselheira Helen Colton em seu livro The Gift of Touch [O Dom do Toque]. “Não podemos sobreviver sem ele.”
Não é de admirar que Jesus tenha tocado nas pessoas com tanta frequência! Há um poder operador de milagres no toque de amor. Faça uma lista das pessoas a quem Jesus tocou. Será uma surpresa ver quantas vezes o toque acompanhou um milagre.
Paulo Cassel, missionário entre os judeus alemães, é outro exemplo do poder num toque de amor. Paulo foi criado num lar judeu, mas seus pais o enviaram à escola pública, para que recebesse uma educação imparcial.
Certa vez, num fim de ano, o professor pediu que os alunos memorizassem a história do Natal para contá-la na classe.
– Cassel, você está dispensado, já que é judeu – disse o professor em voz baixa.
– Não me importo de aprendê-la – respondeu Paulo. E quando chegou sua vez de contar a história, ele o fez com perfeição e muito sentimento.
– Muito bom, Paulo! – exclamou o professor, encantado. Então fez algo surpreendente: beijou o menino na face!
“Nunca me esquecerei daquele beijo”, disse Cassel anos mais tarde. “O fato de que um cristão beijasse um menino judeu causou em mim uma impressão muito profunda.”
Daquele momento em diante, Cassel guardou um lugarzinho especial no coração para os cristãos, e um interesse muito real no cristianismo. Depois de vários anos de cuidadoso estudo, Paulo Cassel aceitou Jesus como seu Salvador pessoal. A partir do momento de sua conversão, Paulo tornou-se um zeloso missionário, batizando 262 judeus apenas em Berlim, como resultado de seus esforços.
“Onde quer que haja um impulso de amor e simpatia, onde quer que o coração se comova para abençoar e amparar os outros, é revelada a operação do Santo Espírito de Deus” (Parábolas de Jesus, p. 385).
Sendo Amigos
Podemos animar os outros com um toque gentil que transmita nosso interesse. Um leve toque serve como elo de amizade.